Termina mais uma edição da semana foco da Viseu Capital Jovem da Segurança Rodoviária. O quarto e último dia ficou marcado por aulas de condução, um simulacro e… carros de rally.
Ao quarto dia, os mini-agentes da PSP regressaram ao ativo, com nova ação de sensibilização na Rua de Santo Estevão. Mais uma vez, cerca de 20 crianças do ensino básico, da Escola Professor Rolando de Oliveira, acompanharam uma operação STOP, colocando questões aos condutores e sensibilizando os mesmos para o cumprimento das regras de segurança.
Simultaneamente, no parque de estacionamento do Pavilhão Multiusos, chegava a altura de colocar mãos ao volante. Um grupo de 22 estudantes da Escola Profissional Mariana Seixas teve oportunidade de ter uma primeira experiência de condução. Conforme explicou o professor da EPMS, Alexandre Figueiredo, esta ação chega no seguimento de uma outra realizada em maio, no âmbito da primeira semana foco da Viseu Capital Jovem da Segurança Rodoviária.
Uma vez que nem todos os inscritos tiveram a oportunidade, por uma questão de tempo, de se sentar ao volante, a escola decidiu repetir a atividade. No total, mais de 60 estudantes foram envolvidos, um dado que, salienta Alexandre Figueiredo, comprova “o interesse dos jovens” por esta matéria e a oportunidade que esta ação significa: “Têm a oportunidade de, com calma, aprender os perigos e as responsabilidades envolvidas na condução”.
O grupo de estudantes selecionado tirará a carta num futuro próximo, explica o professor, sendo que esta experiência vai “fazer a diferença na aprendizagem, ao saberem já os principios básicos da condução”.
Simular o real
Durante a tarde, a mensagem de prevenção voltou à Escola Básica Rolando de Oliveira, com um simulacro de atropelamento. Em conjunto, Bombeiros Municipais, Voluntários e Proteção Civil demosntraram os seus meios e modo de atuação, enquanto o 2º Comandante dos Bombeiros Municipais de Viseu, Rui Nogueira, explicava os diferentes passos aos presentes.
Assistência a uma criança atropelada numa passadeira e a uma criança que seguia dentro do veículo foram os cenários simulados. No final o comandante deixou a mensagem aos presentes: “Espero que este tenha sido um exercício útil e interessante para vocês”.
Ainda hoje, ao final da tarde, os automóveis de competição do Rally de Portugal Histórico farão ainda uma passagem pelo centro da cidade de Viseu.