Divididos em grupos de dois, os estudantes da Escola Básica de Santiago foram interagindo com os condutores que paravam. Para além da verificação de documentos e de perguntas sobre os hábitos de segurança, os 24 estudantes do 4.º ano ajudaram também à realização de teste alcoolémia.
O objetivo desta ação promovida pelo Comando Distrital de Viseu da PSP passou por, explicou a Chefe Deotília Marques, “sensibilizar crianças e condutores para questões como a importância da utilização do cinto de segurança, da ´cadeirinha´ ou da proibição do uso do telemóvel”.
Simultaneamente, no parque de estacionamento do Pavilhão Multiusos, em Viseu, os estudantes da Escola Profissional Mariana Seixas que vão ouvindo os conselhos do instrutor. A ação envolveu cerca de 60 estudantes e, segundo o professor Alexandre Figueiredo, teve como objetivo oferecer um primeiro contacto com o funcionamento de um automóvel, incluindo uma vertente teórica e uma vertente prática. Desta forma, acrescentou, os estudantes poderão “entrar na primeira aula de condução menos nervosos, graças a esta experiência”.