Os caminhos da segurança

De 16 a 22 de setembro, a Câmara Municipal de Cascais e a revista Forum Estudante celebram a Semana Europeia da Mobilidade, através da transmissão de entrevistas, reportagens e conteúdos pedagógicos

As atividades assinalam ainda a nomeação de Cascais como Capital Jovem da Segurança Rodoviária, a partir do início deste ano letivo.


De 16 a 22 de setembro, a Câmara Municipal de Cascais celebra a Semana Europeia da Mobilidade com um conjunto de atividades que visam promover uma mobilidade mais sustentável, social e cívica. Estas ações serão as principais protagonistas de uma campanha promovida pela revista Forum Estudante, através dos seus canais digitais, que procura disseminar e amplificar o impacto do programa, levando a sua mensagem até aos estudantes.
Como tal, ao longo dos sete dias de iniciativas, a Forum Estudante vai realizar entrevistas e reportagens em direto, através das suas páginas de Facebook e Instagram, partilhando ainda vídeos e artigos pedagógicos sobre temas relacionados com a prevenção e segurança rodoviária.
A colaboração entre a Forum Estudante e o município de Cascais realiza-se numa altura em que a Cascais Capital Jovem da Segurança Rodoviária está prestes a tornar-se uma realidade, com a abertura do ano letivo 2021/2022. A partir de setembro, será apresentado um programa anual de atividades sobre segurança rodoviária, vocacionado sobretudo para as crianças e jovens.
Esta iniciativa anual e itinerante é organizada desde 2013 pela Forum Estudante, em conjunto com os parceiros Automóvel Club de Portugal, BP Portugal e Brisa, em parceria com um município que se torna, durante um ano, a Capital Jovem da Segurança Rodoviária. Depois de Coimbra, Braga, Aveiro, Leiria, Porto, Viseu, Castelo Branco e Lisboa, será agora a vez de Cascais acolher esta iniciativa.
A mortalidade em acidentes rodoviários continua a ser a principal causa de morte entre os jovens (18-24 anos). Por essa razão, a Capital Jovem da Segurança Rodoviária procura sensibilizar a opinião pública nacional para este tema, bem como oferecer aos jovens informação e ferramentas que permitam construir uma atitude responsável na estrada.
Por outro lado, os jovens são ainda vistos como um público estratégico na comunicação com outras faixas etárias, pela capacidade que têm de levar até ao seio das suas famílias os conceitos de prevenção rodoviária e de mudança de atitudes.